domingo, 30 de março de 2014

O Egípcio – Mika Waltari


Li esse livro tem muitos anos, e guardo boas memórias da leitura. Foi o primeiro romance histórico que li e fiquei bastante impressionada com a riqueza da reconstituição da época, o Egito antes de Cristo.  

O Protagonista é o médico do faraó, Sinuhe.  A história acompanha vários momentos da sua vida. A origem humilde, a linda e irresistível Nefernefernefer, as passagens pela Siria, Babilônia e Creta.  Como toda historia que envolve jogos de poder, o livro é cheio de intrigas, traições, violência e corações partidos.

O livro magnífico.  A grandiosa cultura egípcia serve de cenário para fatos e personagens históricos que surgem no livro. Sinoeh é o melhor tipo de personagem, um quase anti-herói, cheio de falhas, mas que conquista de cara o leitor.


Melhor parte:  De muitas, adorei o golpe de mestre que Sinoeh impõe aos hicsos.

"Eu, SINUEH, filho de Senmut e de sua mulher Kipa, escrevo isto. Não escrevo para a glória dos deuses da terra de Kan porque estou cansado de deuses, nem para a glória dos faraós porque estou cansado de seus feitos. Também pouco escrevo por medo ou por qualquer esperança no futuro; escrevo para mim, apenas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário