terça-feira, 2 de setembro de 2014

O cavaleiro inexistente - Italo Calvino

Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Sura, cavaleiro de Selimpa Citeriore e Fez, é um paladino do exército de Carlos Magno, cumpre sua função com extremo rigor e competência. Possui uma armadura branca, a mais limpa de todo o batalhão. Eficiente, executa suas atribuições com perfeição e diligencia as tarefas dos outros com primor, age sempre para o bem do exército. Agilulfo, um exemplo de cavaleiro, possui apenas um defeito: não existe!  Por baixo do elmo, nada. A sua armadura branca caminha vazia.

Esse romance de Italo Calvino guarda semelhanças com Dom Quixote, de Cervantes. Dois honrados cavaleiros que enfrentam uma jornada de aventuras, batalhas e muita falta de sentido. Sátiras dos romances de cavalaria, essas duas obras são clássicos da literatura mundial.

O Cavaleiro inexistente faz parte da trilogia Os Nossos antepassados, formada também por O Visconde partido ao meio e O Barão nas árvores. Obras que tem o absurdo e o fantástico como mote. A leitura desse livro é bastante agradável e fluida, o livro é divertido e os personagens carismáticos. Apesar de ser um livro curto, com menos de 200 páginas, Calvino consegue segurar o leitor com uma narrativa dinâmica e bem estruturada. É um livro muito bom, engraçado, uma leitura perfeita para uma tardezinha ociosa.

“Agilulfo pareceu hesitar um momento, depois com mão firme e lenta ergueu a viseira. Vazia o elmo. Na armadura branca com penacho iridescente não havia ninguém.- Ora, ora! Cada uma que se vê! – disse Carlos Magno. – E como é que está servindo, se não existe?- Com força de vontade – respondeu Agilulfo - e fé em nossa santa causa!

2 comentários:

  1. Vi pouco de resenha no texto. Resenhas avaliam uma obra, e não apenas a descrevem. Tentem aprimorar isso :)

    ResponderExcluir
  2. Reli o texto e constatei que suas observações estão corretas. Acrescentei algumas linhas no final, espero que tenha melhorado. Obrigada pela sua contribuição.

    ResponderExcluir