quinta-feira, 24 de julho de 2014

1Q84 v.1 - Haruki Murakami

O Q é de Question mark, o título poderia ser também 1?84, acho até que ficaria mais legal. Esse título enigmático faz referência ao clássico de George Orwell e também ao assunto principal do livro, universos paralelos. A história se passa no Japão, em 1984, e tem dois protagonistas, Tengo e Aoname. O primeiro é professor de matemática e escritor nas horas vagas. A segunda é instrutora de artes marciais e assassina, intercala essas duas atividades com orgias e sexo casual. O enredo segue um tom de mistério e fantasia, realidades alternativas, criaturas e acontecimentos estranhos, e mortes.  

Apesar de ter todos os ingredientes que agradam o meu paladar, achei a narrativa excessivamente lenta. Li que é característica do autor, mas achei algumas passagens enfadonhas. Tudo demora a acontecer, e quando acontece, é só um ensaio, um esboço ou anúncio de algo maior que vai acontecer depois. Os personagens principais são interessantes e achei engraçado a repetição de suas rotinas e pensamentos.

Não foi minha primeira experiência com a literatura japonesa, mas minha primeira vez com e-book. O ato de ler é o mesmo com um livro tradicional, não senti diferença. Mas fiquei um pouco confusa e meio perdida sem saber se estava no início, meio ou fim do livro, sensação estranha. Atrapalhou um pouco também a limitação de posições para ler no tablet. Com um livro tradicional a leitura pode ser feita até de cabeça para baixo. Mas são pormenores que incomodaram apenas no início da leitura, sendo esquecidos logo. Ler em e-book funcionou muito bem para mim, recomendo a experiência.

Voltando ao livro, não foi bem o que eu esperava, mas o texto é simples, corrido e a história é interessante. Fiquei curiosa para saber o desfecho, mas não é um sentimento urgente.  

"Tome cuidado quando estiver andando pela floresta. Nela existem coisas muito importantes, e é nela que vive o Povo Pequenino. Para que esse Povo Pequenino não te machuque, é preciso encontrar algo que eles não possuem."



Nenhum comentário:

Postar um comentário