quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Maigret e os crimes do cais - Simenon

Jules Maigret é o personagem principal de muitos livros de Georges Simenon. Ele é um experiente investigador da polícia francesa que usa do seu vasto conhecimento da natureza humana para desvendar os crimes. Aqui e acolá também emprega subterfúgios para entender os suspeitos e envolvidos nos casos.

Simenon aborda o romance policial de forma diferenciada, o crime aqui não é o foco, mas sim os personagens, a vítima e os suspeitos. O tom filosófico presente nos diálogos e reflexões do texto também o distinguem de seus colegas da literatura policial. 


Em os crimes do cais, Maigret precisa investigar uma tentativa de homicídio que envolve um rico comerciante de Paris. Para atrapalhar a sua aposentadoria vindoura, mais dois crimes se juntam ao primeiro. Maigret deve solucionar esses crimes enquanto está em contagem regressiva para aposentadoria.

Este é apenas o meu terceiro livro de Simenon e Maigret, tenho mais 70 histórias pela frente. 

- Imagine dois homens - ele disse, servindo a bebida. - Um que já matou e que corre o risco de ir para a cadeia pelo resto dos seus dias, ou algo pior do que isso, e o outro q ue nunca fez mal a ninguém. Estão atrás um do outro como dois galos. Qual é, na sua opinião, o mais perigoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário