sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O Cão que Guarda as Estrelas - Takashi Murakami

O último livro de 2014 foi na verdade um mangá. 

São duas histórias interligadas. A primeira é ama aventura linda de um senhor desempregado com o seu cãozinho, Happy. Sem dinheiro nem família, esse senhor viaja em direção ao interior do Japão, em busca das suas raízes, sempre acompanhado por Happy, que é também o narrador da história. Na segunda parte, temos o agente social Okutso, que tem a sua própria história com um cãozinho diferente e procura fazer uma boa ação para compensar seus erros do passado.

É um livro engraçado, triste e muito bonito. A primeira história é mais emocionante e toma mais tempo do livro. Já a segunda parte é mais curta e mais triste, mas mesmo assim tem um final belíssimo, de arrancar lágrimas. Além disso, é bastante original um cãozinho como narrador da história. Gostei também de as duas histórias não respeitarem uma ordem cronológica na narrativa, a primeira começa pelo fim, e a segunda intercala momentos no presente e no passado.

Esse livro/mangá é leitura boa para todo mundo, mas tenho certeza que terá um sabor mais especial para aqueles leitores que tem seus cãezinhos (filhinhos? amigos?) em casa.

Vi a indicação desse mangá no canal do youtube Tiny Little Things.
"Hoshi mamori inu" - em tradução literal, o cão que guarda as estrelas. É uma expressão japonesa usada para descrever uma pessoa que quer algo impossível. a origem vem da imagem do cachorro que fica olhando para o céu como se desejasse a estrela"

Nenhum comentário:

Postar um comentário