segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mansfield Park - Jane Austen

Não vou dizer que deixei o pior livro de Jane Austen por último, pois seria uma grande injustiça. O livro é muito bom e cativa a leitura do início ao fim, mas é uma obra menor em comparação aos outros livros da autora. E isso acontece unicamente por causa da protagonista. Fanny Price é uma personagem desinteressante. Na verdade, posso dizer que Fanny Price foi a única heroína de Jane Austen que não conseguiu despertar em mim nenhum tipo de simpatia. 

Esta história é sobre uma menina pobre (Fanny Price) que vai morar na casa dos tios ricos, e cresce apaixonada por um dos primos. Invés de a história se desenvolver pelas ações da protagonista, o livro corre pela ação dos coadjuvantes. A protagonista passeia aqui e ali na história, sem influenciar muito no desenrolar dos acontecimentos, é passiva e insossa.  

Deixando de lado a protagonista, o livro é ótimo.  Todo o resto dos personagens são excelentes, mesmo a odiosa Sra Norris. Os imorais irmãos Crawford e as tolas primas da protagonista também são ótimos e roubam a cena. O mocinho da história compartilha um pouco da insipidez da protagonista, e, assim como ela, é também ajuizado e de boa índole. Mas ganha mais simpatia, uma vez que comete falhas e é iludido.

O livro contém todos os ingredientes dos outros livros de Jane Austen, a mesma linha de pensamento sobre as normas sociais, comportamento feminino, relações de amizade e com a família, ganancia, posição social, etc... Todos os elementos que tornam os livro de Jane Austen clássicos. 

"Não tenho talento algum para a certeza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário